É incrível que sempre que se acaba um ano a grande maioria das pessoas fazem uma lista com coisas para mudar no ano que está por vir, perder peso, perdoar mais, esquecer mais. É estupidamente cliché o que vou dizer agora, mas isso só depende de nós. Não adianta reclamar que nada mudou se não fizermos nada para ao menos...tentar. Só que também não adianta pedir coisas que são impossíveis de serem concluídas em apenas um ano.

Sempre fui assim, ficava uma tarde sentada pensando em o que queria que mudasse no próximo ano e escrevia numa folha de papel. Achava que fazendo só isso tudo já estaria perfeito e eu não precisaria fazer mais nada e adivinha? É óbvio que eu estava errada.

Como disse ali em cima, imagino que o maior problema é que a maioria de nós costuma escrever ou querer mudar coisas em apenas um ano que, na verdade, deveriam ser trabalhadas com o tempo. Eu por exemplo, em 2012 esperava que em 2013 não me apegasse tão rápido para não me magoar e, olha, fiz de tudo para mudar isso e adivinhem? Continuo a mesma. E isso acaba desapontando e fazendo com que pareça que o ano não valeu a pena, já que não conseguimos concluir a nossa meta.

Por outro lado, estou conseguindo resolver um grande problema da minha personalidade, que é a timidez. Óbvio que depois de ter mudado de colégio eu teria que trabalhar nisso, mas mesmo assim acabei desejando ser mais "sem vergonha" em 2013. E funcionou. Não mudei quase nada, mas por um lado funcionou. E continuo tentando resolver isso agora em 2014.

A questão é, não adianta querermos mudar coisas enormes em nós mesmos em um ano, existem certos projetos que precisam ser trabalhados lentamente, e, para falar a verdade, quase todos. Nada se resolve em um ano, digo, pode até se resolver, mas uma hora ou outra vai voltar a lhe incomodar.

Bom ano novo.